Palavra do Presidente

Luiz Fernando Magliocca

 Confrades e Confreiras, com muito orgulho estamos lançando o site da Academia Paulista de Jornalismo, um sonho do saudoso presidente José Augusto de Godoy que, durante mais de 20 anos, ocupou a cadeira de nº 16, fundada foi Paulo Zing, tendo Rosalvo Florentino de Souza como seu sucessor e, como patrono, Luiz da Gama.

Godoy estava morando em Tupi Paulista, região oeste do estado, a mais de 700 km da capital, mas, assim mesmo, viajava uma vez por mês para participar do tradicional encontro da APJ, sempre realizado num restaurante paulistano.

Nesses encontros, eram discutidos os rumos da Academia, as novidades que ela deveria apresentar para estar de acordo com a atualidade e com as novas tecnologias. Num dos encontros, ele confessou que havia se proposto a escrever um livro para contar a história da APJ e gostaria que ele fosse “fartamente ilustrado”, mas, com o passar do tempo, mudou de ideia e concordou que um website seria mais moderno e acessível à população.

No mês de novembro de 2016, ele começou a manter contato com a agência Vera Moreira Comunicação para dizer como gostaria que o site fosse desenhado. Ele recebeu algumas sugestões e aprovou um layout que julgou estar de acordo com o que pensava ser o ideal.

Menos de três meses depois, fomos surpreendidos com a triste notícia de que o nosso Godoy havia sido vítima de um AVC e havia nos deixado em 04 de janeiro de 2017, aos 83 anos, tendo dedicado mais de 50 anos de combativo jornalismo à Folha de São Paulo.

Levamos algum tempo para “recolher os cacos” e descobrir onde estavam os documentos e fotos que ele guardava com muito carinho. Com a inestimável ajuda de sua esposa, Rosa, e dos filhos Ana Maura e André, recuperamos a maior parte de seus arquivos.

As reuniões se sucederam, muitas ideias surgiram e incorporamos a presença mensal de convidados especiais que muito abrilhantaram nossos encontros, contando histórias do jornalismo, declamando poemas e poesias, tocando violino e até discursando. Durante a pandemia, logo no início de 2020, fomos obrigados a suspender as reuniões presenciais, pois, afinal, estamos todos no “grupo de risco” e surgiu a ideia das lives, com a participação dos acadêmicos titulares.

Agora, além do grupo da APJ no Facebook, estamos felizes em realizar mais um sonho do nosso eterno presidente Godoy lançando o website. Agradecendo a presteza de Vera e Carolina Moreira, esteios da Vera Moreira Comunicação, aguardamos a colaboração de todos os membros efetivos da Academia Paulista de Jornalismo para preencher os espaços que muito engrandecerão o Jornalismo Paulista.

Luiz Fernando Magliocca